SEJAM BEM-VINDOS AO MEU BLOG!

Minha foto
É professor de capoeira desde 1995 - corda marrom e amarela do Mestre Peixinho (Centro Cultural Senzala de Capoeira). Feinho é professor de Educação Física formado pela UCB e Personal Trainer. É pós graduado em Administração e Marketing Esportivo pela FAMATH e em Abordagem Transdisciplinar Holística pela UNIPAZ. Feinho é também percussionista e idealizador do grupo SOPRO DE GAIA - Cultura Popular para a Paz.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

A METODOLOGIA DE ENSINO DO PROFESSOR FEINHO NA CAPOEIRA



Seu trabalho com a capoeira hoje em dia, vem se estruturando em uma nova metodologia de ensino que é uma metodologia utilizada na UNIPAZ – Universidade Holística Internacional, que tem como reitor o doutor Pierre Weil, um dos pioneiros em trazer os conceitos holísticos e transdisciplinares ao Brasil. Esta nova metodologia tem como finalidade criar uma cultura de paz, possibilitando uma consciência holística. O Feinho vem adaptando esta metodologia para a capoeira. Segundo ele, muitos capoeiristas vem reproduzindo comportamentos antigos muito agressivos e pouco saudáveis como a falsidade, desconfiança e uma extrema valorização da energia yang, energia masculina ligada a efetividade, que tinham a ver com o contexto social da época da escravidão e malandragem, e um estrangulamento da energia yin ligada a afetividade, ao lúdico (energia feminina). A sociedade apresenta-se numa crise de fragmentação e reducionismo, continuando a refletir estes valores na capoeiragem, porém, a resposta que ele acredita ser conveniente ao capoeirista oferecer à sociedade não é apenas rabos de arráia, rasteira e etc, mas sim uma atitude transdisciplinar calcada em valores ligados a uma cultura de paz e ao desenvolvimento harmonioso das dimensões das quatro funções psíquicas: pensamento, sensação, intuição e sentimento. Para ele, a capoeira deve ajudar o homem a se religar ao seu espírito e a se conectar consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente de maneira harmoniosa. Sua contribuição vem sendo educar para uma nova possibilidade de mundo. Educar não somente para a roda da capoeira, mas para a roda da vida. Na prática, Feinho estimula e desenvolve a técnica, mas vinculada a uma consciência, a um respeito com o outro, com a consciência de que estamos na capoeira para perpetuar algo muito maior que a marcialidade. Para ele, o contexto da capoeira é social e por isso cultiva um ambiente prazeroso, mostrando como cada um ali é importante para o todo. Ele vem construindo um esquema cooperativo e não competitivo nos treinos. Seu desejo é ajustar a sociedade através de uma prática consciente da capoeira e que ela represente algo prazeroso, beneficiando o indivíduo a alcançar o que todos nós procuramos que é a felicidade. É uma metodologia não apenas efetiva de golpes, mas também afetiva, oferecendo saúde ao músculo mais importante do nosso corpo que é o coração.
Professor Feinho ao lado do Dr. Pierre Weil, de seus alunos e da Dra. Glória Sobrinho na UNIPAZ em 2007.

Dr. Pierre Weil com o prof. Feinho em 2008.

2 comentários:

alexandre nascimento disse...

Parabéns pelo excelente trabalho!
Pessoas como vc elevam cada vez mais o nível da Capoeira.
Obrigado.

Alexandre Nascimento.

Juliana Correia disse...

Gostei do seu blog, achei sua metodologia de ensino da Arte Capoeira muito interessante, parabéns pelo seu trabalho. Axé !!!